logo

TARIFA VERDE

Conta de energia elétrica permanecerá sem cobrança extra em março


Por Agência Brasil

img

Imagem ilustrativa. (Foto: Marcello Casal Jr — Agência Brasil)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu manter a bandeira tarifária verde em março, o que significa que não haverá cobrança adicional nas contas de energia. Segundo a agência, a medida reflete as condições favoráveis de geração de energia no país.

 

A bandeira tarifária permanece verde desde dezembro de 2024.

 

“Com o período chuvoso, os níveis dos reservatórios melhoraram, assim como as condições de geração das usinas hidrelétricas. Dessa forma, o acionamento de usinas termelétricas, que possuem energia mais cara, torna-se menos necessário”, explica a Aneel.

 

Bandeiras tarifárias

Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

 

Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

 

>>> Clique AQUI e receba notícias diretamente no seu WhatsApp!


POLÍCIA

Motorista é preso com mais de 200 kg de drogas em região de fronteira em MT

Suspeito transportava mais de 200 kg de drogas, entre supermaconha, pasta base e cloridrato de cocaína, em veículo abordado na zona rural de Porto Esperidião.


POLÍTICAS SOCIAIS

“Não podemos apenas recolher corpos”, diz promotora sobre combate a feminicídios

Audiência pública cobra mais ações contra feminicídios em Mato Grosso.


OPORTUNIDADES

Renda extra e presença online: Sebrae capacita empreendedores em cursos gratuitos

Capacitações gratuitas são voltadas a quem deseja ampliar oportunidades de ganhos e fortalecer a atuação no mercado digital.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.